Nossa rotina

Rotina das crianças no jardim

Rotina das crianças no jardim. Muitas ideias são combinadas entre eles.

Um turno na Vivendo

As quatro horas que as crianças de cada turno passam na Vivendo e Aprendendo são divididas em atividades distintas. Há uma rotina estruturada utilizada por todas as turmas, e o conteúdo das atividades varia conforme o ciclo e a idade das crianças.

Roda inicial – os primeiros 30 minutos são dedicados à socialização do grupo, com estímulo à oralidade e à escuta. A roda também serve para pesquisas, estudos, diálogos e investigações sobre os projetos de cada turma.

Primeira atividade – os 30 minutos seguintes são destinados a atividades cognitivas e de expressão, como pinturas, colagens, desenhos, modelagens, jogos e explorações musicais.

Parque – a Vivendo dá uma importância enorme às brincadeiras das crianças. Por isso, todas passam uma hora por turno brincando, sempre com o acompanhamento e apoio dos educadores. Subir em árvores, correr na grama, observar formigas e outros bichinhos, colher frutas, escorregar, se balançar, fazer bolos de areia e correr pelo pátio são algumas das atividades. É um momento em que as próprias crianças definem o que fazer e brincam com aquilo que mais gostam.

Lanche – cada criança leva seu lanche e os pais são orientados a não mandarem refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos, balas e outros alimentos semelhantes. A realização do lanche também é um processo coletivo e de troca. Cada sala conta com duas cestas de lixo – uma de lixo seco e outra de lixo orgânico – e uma cesta de partilha, na qual as crianças podem colocar o que não querem mais para compartilhar com os colegas.

O fora – é um momento destinado ao desenvolvimento corporal e social das crianças, no qual a brincadeira popular, o jogo coletivo e o contato com desafios motores são ferramentas de estímulo. As crianças pulam corda, brincam de esconde-esconde, de pega-pega, de corre-cutia e fazem circuitos corporais e sensoriais.

Segunda atividade – como a primeira atividade, é dedicada ao desenvolvimento cognitivo e expressivo das crianças.

Roda de história – nosso turno se encerra com uma nova roda, desta vez destinada à valorização da literatura e da leitura. A contação de histórias é feita por educadores, crianças, pais e mães. As histórias da roda são lidas, cantadas, recontadas ou inventadas.

Um comentário sobre “Nossa rotina

Comenta aí =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s