Metodologia

Os princípios e fundamentos político-pedagógicos da Vivendo e Aprendendo se alicerçam em alguns pilares fundamentais: o reconhecimento da criança como sujeito de direitos, autônomo e com capacidade de pensar criticamente; o entendimento de que a interação com o outro e com o meio ambiente é condição para o desenvolvimento e a aprendizagem das diferentes linguagens; a valorização da criatividade nos processos de construção de conhecimento; a participação ativa das famílias e de outros segmentos da comunidade nas rotinas educacionais; e a construção coletiva da intervenção pedagógica com base na reflexão teórica qualificada sobre a educação.

Esses princípios e fundamentos dão suporte a uma prática que prioriza:

  • O indivíduo, valorizando a ação, o pensamento, a criatividade, a expressão, a opinião, a crença e a subjetividade das crianças;
  • O espaço de construção coletiva entre as crianças, onde elas têm possibilidade de vivenciar de forma autônoma os processos inerentes à socialização. Nesse sentido, elas se constroem enquanto sujeito de desejo aprendendo a respeitar seus pares nesse complicado convívio. Na vivência do coletivo, as crianças têm possibilidade de construir formas alternativas de participação, experimentando, dentro do espaço de aula, uma gestão participativa, onde cada um de seus integrantes deve ser ouvido e respeitado de forma plena, num complexo e rico exercício democrático; e
  • A atuação e a permanência da família na associação, onde participam de forma ativa na vivência educacional não apenas do seu filho, mas também das demais crianças integrantes desse coletivo.

Cabe destacar ainda que, mais que uma associação que se propõe inclusiva, a Vivendo Aprendendo é, antes de tudo, um espaço para todos. Todo o processo pedagógico recebe, respeita e reflete o reconhecimento das diferenças tão presentes em nosso coletivo. Crianças com diferentes necessidades especiais (diagnosticadas ou não) têm suas especificidades acolhidas, respeitadas e pensadas pelos educadores. Trabalhamos, invariavelmente, junto a profissionais que cuidam dessas crianças em clínicas e outros espaços de acompanhamento infantil. Essa é uma prática imprescindível, que possibilita uma rede de apoio interdisciplinar fundamental para o trabalho com as crianças.

A prática pedagógica

Na perspectiva do trabalho desenvolvido na Vivendo, o currículo e a pedagógica não estão dados, prontos; ao contrário, vão se construindo dia a dia, impulsionados pelo movimento das próprias crianças na busca de significação e compreensão do mundo e pela ação específica de cada educador em sua interação com cada grupo de crianças. O trabalho pedagógico visa atender às necessidades determinadas pela especificidade da faixa etária, buscando superar a visão adultocêntrica de que a criança é apenas um “vir a ser” e, portanto, necessita ser “preparada para”.

Vivendo não tem uma linha estritamente definida; tem bordas, limites, traçados pela ética e por fundamentos filosóficos. Tem um eixo, um objeto: mediar a relação professor/aluno, professor/pai, pais/criança. Orienta as intervenções dos educadores sempre tendo um cuidado rigoroso com os sujeitos envolvidos nos processos de ensinar e aprender.

Algumas práticas pedagógicas aplicadas em nosso ambiente.

Os combinados

Na Vivendo, as regras não são impostas, são frutos de processos de reflexão quais as crianças são estimuladas a participar da tomada de decisões que as envolvam. Os “combinados” são uma espécie de acordo ao qual as crianças chegam com ajuda dos educadores, em busca de caminhos que abarquem as necessidades de convivência. O combinado é mantido até que deixe de ser necessário ou que precise ser substituído por outro.

O não gostei

Na Vivendo não há castigo, cantinho do silêncio ou qualquer outra forma de punição para crianças. Quando há conflitos entre elas, é estimulado o diálogo e o uso do “não gostei”, expressão usada na associação e que representa a possibilidade de cada um expressar seus desejos, delimitando seus limites e reconhecendo os dos outros.

O não rotular

Vivendo compreende o ser humano, e em especial a criança, como em constante processo de transformação, repleto de potencialidades e idiossincrasias. Por isso, o respeito mútuo, a solidariedade e a não utilização de rótulos são estimulados entre crianças, pais, mães, educadores e demais profissionais.

O dia da fruta

Cada criança leva seu lanche, e a turma pode optar por, uma vez por semana, um grupo de pais levar o lanche de toda a turma. Nesse dia, são compartilhados sucos naturais, frutas, tubérculos e legumes cozidos e outros alimentos não industrializados.

O dia da culinária

Uma vez por semana, educadores e crianças preparam juntos um alimento, utilizando a culinária como ferramenta de exploração e reflexão para diversos temas. Cada criança leva um ingrediente – a parte – e reunidas elas cozinham o lanche coletivo – o todo.

A vertical

A associação reconhece a importância da convivência entre as crianças de diversas faixas etárias. Nessa interação, pequenos aprendem com grandes, grandes com pequenos. Uns revivem seus processos observando outros, outros são impulsionados por aqueles que já conseguem. E todos aprendem a ajudar, respeitar e admirar potenciais e diferenças. Por isso, toda sexta-feira, parte das atividades é feita com a reunião das crianças de todas as idades.

Os contratos dos educadores

Cada turma da Vivendo tem pelo menos dois educadores. Eles são contratados em regime de 40 horas semanais, das quais passam metade nas salas e a outra metade realizando pesquisas, estudos e preparando relatórios e projetos para  desenvolver com as crianças.

A estrutura do trabalho pedagógico com as crianças

Letramento através de brincadeiras.

Letramento através de brincadeiras.

Levando em conta que na educação infantil a criança encontra-se em fase de estruturação da personalidade, o trabalho pedagógico na Vivendo e Aprendendo é pensado na relação com as especificidades do desenvolvimento de cada fase de idade das crianças. Desta forma, optou-se por fazer uma divisão dos grupos por faixa etária, mesclando momentos onde todas as crianças partilham do mesmo espaço-tempo.

A prática pedagógica é pensada e construída a partir dos assuntos e temas que emergem durante o dia-a-dia, através das relações traçadas entre criança/educadores/sociedade.

A organização das atividades no tempo é flexível quanto à duração, para atender a demanda específica de cada turma, e se constitui dos seguintes momentos: roda inicial, primeira e segunda atividades, parque, lanche e higiene, o “fora” e a roda de história.

O cotidiano na Vivendo e Aprendendo  baseia-se em planejar-executar-registrar-rever e, neste sentido, a avaliação formativa faz parte do dia-a-dia. Ela é feita não só pelo professor, mas com e por todos os sujeitos envolvidos (pais, mães, demais funcionários, colaboradores e crianças). Por esse motivo, são realizadas reuniões semanais entre cada dupla de professores e a coordenação psicopedagógica para avaliar e aprofundar a prática cotidiana. São realizadas também reuniões periódicas de atendimento individual com os pais de cada criança, com os objetivos de (1) conhecer melhor as especificidades de cada criança; e (2) valorizar a parceria entre casa e associação, potencializando a atuação da equipe pedagógica em relação ao desenvolvimento da criança. A avaliação é realizada diariamente por meio de observação da criança e do grupo, sendo registrada no “Diário de Bordo” dos professores, o que possibilita a reflexão constante sobre o  desenvolvimento da criança. Elaboramos, ainda, relatórios bimestrais (geral – referente ao grupo – e individuais), onde se registram os processos e o desenvolvimento do grupo e as histórias individuais de cada criança.

9 comentários sobre “Metodologia

  1. Olá sou de Brusque SC e temos um grupo de estudos aqui formado por pais e educadores! Desejamos montar um jardim de infância semelhante a escola de vocês! Gostaria muito de trocar maus informações e ganhar um auxílio no sentido de enriquecer nosso projeto! Como podemos fazer essa troca?

    Abraços
    Schirlei Soares

    Curtir

Comenta aí =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s