História

A Vivendo e Aprendendo é uma associação onde as crianças brincam e os pais aprendem.

Fundada em 1982, a Vivendo e Aprendendo constituiu-se legalmente como associação sem fins lucrativos. Sua ideia principal é aliar a proposta educacional inovadora à experiência associativa, na qual cada pessoa atua no sentido de preservar e enriquecer a associação. Uma ideia como essa transforma o respeito à individualidade em conceito e prática. E forma crianças e adultos criadores do próprio processo educacional.

Os profissionais executam suas atividades em um ambiente que os valoriza, sendo eles qualificados para trabalhar os aspectos social, cognitivo, afetivo e motor, para que as crianças possam ter a visão concreta e ao mesmo tempo lúdica do mundo que as rodeia.

Este mundo deve ser construído pelas crianças com interação conjunta entre o amadurecimento emocional e o domínio sobre o equilíbrio e os movimentos do corpo, a ampliação das formas de expressão criativa e cognitiva e a preparação para a vida em sociedade.

Atendemos crianças de 2 a 7 anos e funcionamos nos turnos da manhã (08:00 às 12:00) e da tarde (14:00 às 18:00), com Ciclos 1 a 5. Cada turma funciona com até 16 crianças, coordenadas por um professor titular e um professor auxiliar.

A Vivendo e Aprendendo é uma escola onde as crianças brincam e os pais aprendem.

Uma associação onde as crianças brincam e os pais aprendem.

Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo surgiu como resultado discussões continuadas de um grupo de pais, acadêmicos e profissionais do ensino que não estavam satisfeitos com a educação oferecida pelo sistema convencional. A rigidez e a padronização dos currículos impostos pela projeção sombria de um regime autoritário que vigorava no país eram questionadas e a mobilização de um grupo de pais em torno da questão foi possível num momento em que emanavam as primeiras luzes para a construção de alternativas democráticas de participação cidadã.

O grupo percebia a realidade como objeto em constante transformação. E a sua primeira escolha foi tomar parte ativa na construção dessa realidade. Entendia a educação como elemento essencial de formação cidadã e trazia a necessidade angustiante de buscar alternativas para a formação dos seus filhos.

A necessidade de construção dessa alternativa se faz ainda mais importante no contexto atual. Se no início da década de 1980 tentava-se escapar do braço forte e do olhar controlador do Estado, hoje a Vivendo se propõe a construir alternativas à a dinâmica altamente competitiva, imposta pelo sistema tradicional de ensino, que estimula a participação cada vez mais doentia numa sociedade de consumo obstinado. No auge do individualismo, a Vivendo propõe cooperação e associativismo.

Portanto, a Vivendo faz e reafirma escolhas pedagógicas que caracterizam a sua essência. Em primeiro lugar, foge de fórmulas prontas e cartilhas desconectadas da realidade e busca educar a partir dos interesses das próprias crianças. Estimula o desenvolvimento, a autonomia, a capacidade crítica, o respeito à individualidade, à liberdade e à cooperação, em consonância com cada faixa etária atendida.

A Vivendo escolheu propagar, numa sociedade fluida de informação inebriante e de socialização fugaz, que a educação é mais ampla que a próprio ambiente associativo. O que implica renovar constantemente as utopias de transformação da realidade, a começar pela comunidade que a envolve. Trazer os pais e toda a família, além de amigos para dentro de suas grades que protegem nossos pequenos, mas não os impedem de ver, vivenciar e aprender o mundo que lhes cerca, também é uma escolha feita em 1982 e que perdura até hoje.

Concretamente, tem-se alicerçado uma associação que se constrói diariamente, mas que busca manter essas bases que lhe formaram. Busca promover a participação de todos os associados na discussão pedagógica, na rotina de sala de aula e na própria construção continuada da associação.

Vivendo e Aprendendo é uma associação onde as crianças brincam e os pais aprendem. Um grande quintal, um parquinho e seus brinquedos (alguns construídos pelas próprias crianças), as árvores que desafiam os pequenos com escaladas e protegem os adultos com suas generosas sombras, acolhem a todos que estejam dispostos a vivenciar essa experiência em educação.

Com isso, a Vivendo oferece à comunidade a oportunidade de outra escolha: de participar ativamente da educação de suas crianças. Oferece o associativismo para a formação de cidadãos plenos para um futuro que se constrói hoje.

Nossas salinhas integradas com a natureza

Nossas salinhas integradas com a natureza

Um comentário sobre “História

  1. Uma iniciativa que já vem a décadas e, que conseguiu transpor o regime militar , uma verdadeira proeza . A vivendo e Aprendendo está de parabéns com um modelo moderno e eficaz de ensino-aprendizagem.

    Curtir

Comenta aí =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s