Eventos

Mutirão do Parque (fevereiro)

O mutirão do parque é um evento para unir forças, pintar o que precisa ser pintado, tomar um banho de mangueira, consertar o balanço, tirar um som do violão, rastelar o gramado, comer uma melancia, pintar e consertar o que for preciso, compartilhar um lanche, fazer reparos na cerca, na calçada, limpar os brinquedos, arrumar a cozinha, capinar o estacionamento, pintar o um, o três…o sete! O mutirão é um evento importante da nossa associação que vai muito além dos pequenos reparos, é um momento de encontro, de construirmos juntos o nosso coletivo.

No dia, as famílias trazem lanches saudáveis para serem compartilhados, boné e/ou protetor solar e ferramentas que consideram importantes. As crianças também fazem parte deste coletivo e oferecemos atividade de pintura e banho de mangueira para elas.

Chá de livros (março)

É um evento pedagógico, realizado anualmente e tem como objetivo valorizar a cultura literária infantil e fomentar a curiosidade das crianças pela leitura. É um dia também de celebração entre as famílias através de diversas atividades como: restauração de livros, contação de histórias, teatro, oficinas de bonecos, sala de dedicatória, exposição dos projetos pedagógicos etc. Todas as atividades são regadas com deliciosos quitutes, produzidos pelas próprias famílias!

A equipe pedagógica, junto com a comissão de livros, realiza duas frentes de trabalho. Uma delas é levantar nosso acervo e gerar uma lista de livros que precisam ser restaurados. Junto com as famílias, estes livros são recuperados e trazidos de volta para a Vivendo no dia do Chá.

A outra possibilidade é montar uma nova lista de livros e sugerir que as famílias escolham e comprem um destes livros.

O chá de livros tem sido um espaço para celebrar a literatura e fomentar uma relação de cuidado e experimentação das crianças com os livros. Todo ano, as vivendinhas e vivendinhos vêm à Associação portando presentes em forma de livro que são, por elas mesmas, assinados e encapados. E é assim que este evento vai tomando corpo e fazendo sentido para as crianças, para além daquela tarde de sábado.

Festa Junina (junho)

Vivendo e Aprendendo festeja mais um tempo de colheita, lembrando as raízes dessa tradição. Com intuito de deixar nossa celebração daquelas bem elegantes, contamos com um tiquinho de cada um dos andarilhos que perpassam nossas salas coloridas todos os dias, de dentro para fora e de fora para dentro.

Nesta festa a Comissão de Decoração monta um grande mutirão para confecção das tradicionais bandeirolas feitas a partir de jornais e revistas. Todos os materiais necessários para a confecção ficam disponíveis no galpão e aos poucos os pais e mães vão montando os varais.

No dia da festa rolam diversas brincadeiras como corrida de saco, argola na garrafa, pescaria etc. Todas as brincadeiras são monitoradas em rodízio pelos educadores e as famílias.

Festa da Cultura Popular (agosto)

A Festa da Cultura Popular também é um evento pedagógico. Como de costume, é celebrado expressões culturais de diferentes grupos, povos e regiões. O Maracatu de Baque Virado, a identidade brasiliense, a Catira, o Bumba-Meu-Boi, Cultura Indígena e as brincadeiras de roda, foram algumas das temáticas abordadas em anos anteriores. Acreditamos que com a FCP, reforça para as crianças, famílias e comunidade, o forte valor destas expressões culturais na construção e manutenção de percursos identitários do Brasil.

O debate e a construção da temática central da festa conta com o apoio e força de todos associados. Acreditamos que as famílias podem contribuir grandemente a partir da troca de saberes sobre as diferentes manifestações culturais brasileiras e de outras regiões. Para isso, as famílias são convidadas a participar da reunião com a Equipe Pedagógica.

Festa dos Adultos (maio e setembro)

A Festa dos Adultos da Vivendo e Aprendendo é tradição em Brasília. Ela foi requisitada como uma das formas fixas da Vivendo arrecadar dinheiro para pagar o 13° e férias dos educadores e funcionários. A data das duas festas é agendada junto ao calendário pedagógico e não tem objetivo lucrativo. Por isso ela é importante e conta com a ajuda braçal de todos os associados (as).

A festa é feita com trabalho voluntário, vai de acordo com os horários disponíveis dos pais, funcionários e professores. O trabalho de fazer a festa é dividido em Comissões, e cada adulto presente na Vivendo contribui como pode, sejam 10 minutos no recorte da Decoração, seja doando o sábado da festa cortando frutas e colocando as bebidas para gelar. Qualquer associado pode se inscrever para coordenar qualquer comissão.

Inicialmente é aberta a Comissão Geral, a escolha do nome temático da festa e todas as outras 10 Comissões (Comida, Bar & Caldo, Caixa, Bilheteria, Decoração, Divulgação & Comunicação, Som, Portaria, Limpeza e Segurança). Cada Comissão precisa de mão de obra para que a festa se concretize.

Nas duas sextas-feiras que precedem a festa, todos os associados são convidados a irem à Vivendo a noite agilizar a decoração da festa. Nesse dia, há música, cerveja, interação com outros pais e mães de outros ciclos e troca de experiências. Às crianças, é dada uma sala para que assistam filmes, brinquem, tomem banho e até durmam! No sábado de manhã, os trabalhos começam cedo e é oferecido um almoço para os associados que trabalham neste dia.

Nesse tempo de preparação da festa, fazemos muitos amigos. O importante é estar lá, curtir e participar. Sim, claro, pela Vivendo! Mas também por nós, pais e mães que trabalham durante a semana, que cumprem horários, que não passam o domingo descansando; por nós que merecemos uma noite de festa de vez em quando!

Festa das Crianças (setembro)

Há algum tempo, ao observarem toda nossa movimentação em torno da Festa dos Adultos, as crianças pediram uma festa só para elas também, uma festa que tivesse som e luzes e que fosse à noite, como a dos adultos.

Atendemos à solicitação e aproveitamos a oportunidade para mostrar-­lhes que é preciso muito trabalho e o envolvimento de todos para organizar um evento assim. O trabalho em torno da Festa das Crianças começa dentro de cada ciclo, com a conversa entre os educadores e as crianças sobre o propósito da festa. Depois cada ciclo fica responsável por uma comissão, são elas: comissão de divulgação; da comida; do som e da decoração.

Cada turma faz uma sugestão do nome que querem para a festa e, assim como a nossa, o nome é escolhido pelas crianças! Sugestões super criativas aparecem!

Depois as comissões (os ciclos) começam seus trabalhos e produzem muitas coisas juntas, nas verticais e em alguns momentos em grupo. Escolhem atividades que serão oferecidas na festa, o que terá de comida, bebida, a decoração e a música da festa. Nas semanas de preparação o assunto do parquinho é a Festa das Crianças, que vai ser à noite, como a dos adultos!!!

É uma oportunidade muito rica para mostrarmos às crianças como funciona o esquema associativo, que é nossa escolha, e como é importante que cada um faça parte e colabore para que a festa saia como a expectativa deles imagina.

A festa deles ocorre sempre logo após a Festa dos Adultos, para aproveitarmos o calor do momento, a decoração, o clima e o embalo dos pequenos.

2 comentários sobre “Eventos

Comenta aí =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s