Ensino Fundamental

O Projeto

Depois de mais de três décadas consolidada como uma importante referência em formação cidadã no âmbito da Educação Infantil em Brasília, sendo criada e recriada diariamente pelos educadores, funcionários, pais, mães e crianças, em 2016 a Vivendo e Aprendendo avaliou que chegou o momento de ampliar seus horizontes para enfim incorporar o Ensino Fundamental.

E aqui tem início uma nova e empolgante fase desse projeto educacional, onde as crianças que passaram seus cinco anos da Educação Infantil na Vivendo e Aprendendo, possam continuar convivendo e aprendendo por mais tempo nesse espaço educador alternativo. Assim nasceu a Vivendo Mais, trazendo o Ensino Fundamental para complementar por mais alguns anos essa trajetória formativa de nossos pequenos cidadãos.

Mas o que é a Vivendo Mais?

A Vivendo Mais é uma proposta de continuidade do processo formativo na Vivendo e Aprendendo, acrescentando o Ensino Fundamental à já consolidada Educação Infantil, inspirada pelos mesmos princípios, voltada ao desenvolvimento integral da criança, respeitando sua individualidade e ao mesmo tempo, possibilitando o exercício da autonomia e construção coletiva do conhecimento.

A rotina pedagógica, as rodas de conversa, os combinados, o ‘não gostei’, e a construção dos projetos são emblemáticos exemplos de posturas e escolhas metodológicas que surgiram a partir do desejo de buscar uma educação transformadora e emancipatória para as crianças e suas famílias. São valores como democracia, respeito e amorosidade que pavimentam os caminhos de aprendizagem da Vivendo e Aprendendo. Desses elementos que compõem a identidade de nossa prática pedagógica, a experiência democrática mantém-se viva como a chama a iluminar o caminho.Vivendo Mais, queremos prosseguir respondendo às necessidades de aprendizagem de cada um e cada uma, ajudando-os a descobrir e interpretar com suas próprias ferramentas (braços, pernas, neurônios, barro, lama, brincadeiras) eles mesmos, o outro e o mundo inteiro. Queremos continuar a encorajar as aptidões e potencialidades, respeitando a história, a cultura e a diversidade, prezando pela autonomia, respeito e participação; e apoiando diariamente o desenvolvimento da autoestima, os laços afetivos e vínculos sociais. Queremos seguir juntos por mais tempo, crianças, educadores, pais e mães neste processo lindo chamado aprendizagem.

 

 

 

 

Como todo processo na Vivendo e Aprendendo é coletivo, este não seria diferente. Quatro comissões organizadas para colaborar na criação da Vivendo Mais ficaram responsáveis pela elaboração da proposta pedagógica, pelo espaço físico, pela comunicação e pela captação de recursos financeiros para o investimento inicial.

A viabilização desse sonho depende do financiamento. Para tanto, desde o início das atividades temos pensado em formas de capitalizar recursos financeiros para o projeto: realização de eventos beneficentes, cota associativa, parcerias; e o financiamento coletivo desponta como uma das possibilidades mais promissoras para contribuir com essa construção coletiva. Assim, surge essa campanha, que por sinal, não é apenas de financiamento coletivo, mas de aprendizagem social…

O recurso arrecadado viabilizará a aquisição de mesas, cadeiras, material pedagógico básico e pequenas reformas no espaço físico, ou seja, tudo que é necessário para assegurar a inauguração e funcionamento do Ensino Fundamental já no início de 2017.

Se ultrapassarmos essa meta inicial de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), poderemos investir na estruturação dos espaços externos, com a aquisição de uma tenda circense como um espaço de convivência multiúso, e com a implantação de um Parque de Bambu. Poderemos investir também na estruturação da cozinha pedagógica e na compra de equipamentos de informática. Mas claro, no espírito democrático da Vivendo e Aprendendo, as crianças da primeira turma do Ensino Fundamental serão coautoras e protagonistas do processo de criação da Vivendo Mais, escolhendo junto dos associados, como melhor aplicar o recurso arrecadado.

Acessem o nosso Catarse no link: www.catarse.me/vivendomais