Comissão de Bem-Estar

A Comissão de Bem-Estar, Saúde e Higiene existiu em diferentes momentos da história da Vivendo e Aprendendo, tendo sido reativada, na sua forma atual, no segundo semestre de 2014, por pais desejosos de melhorias na limpeza e manutenção dos seus espaços físicos.

Nesse sentido, um dos primeiros trabalhos da Comissão consistiu na condução do processo de contratação de um auxiliar de limpeza noturno, providência sugerida com a finalidade de atender às demandas de professores do turno matutino, que relatavam encontrar as salas de aula desorganizadas no início da manhã.

Ainda com o intuito de cuidar do espaço físico da associação, a Comissão promove reuniões com a equipe de apoio a fim de ouvir a suas demandas e transmitir à equipe as demandas dos pais/educadores, bem como coordena as atividades dos associados no dia do Mutirão Anual. Cabe à Comissão também propor outras atividades pontuais de limpeza e manutenção, como o Mutirão das Salas de Aulas.  

Além da preocupação com o espaço físico da Vivendo, a Comissão se dedica a promover reflexões sobre a alimentação das crianças, tendo realizado, em novembro de 2015, um cine-debate com a exibição de trechos do Documentário “Muito Além do Peso”, da Maria Farinha Filmes. Em 2016, foram realizados debates com educadores e pais acerca dos temas alimentação saudável e Lanches Coletivos na associação.

Com o amadurecimento do debate, a Comissão formulou e a associação consolidou os novos Combinados sobre Alimentação na Vivendo, com acordos a respeito dos lanches individuais, das culinárias, do lanche coletivo natural e dos aniversários das crianças. A Comissão montou ainda, com a participação dos pais, um Banco de Receitas on-line com receitas práticas e saudáveis, a fim de inspirar os momentos de culinária dentro e fora da associação.

Ainda no escopo da Alimentação Consciente, foi promovido em 2016 um workshop de culinária para os educadores, e impulsionada a parceria entre associados e agricultores orgânicos, por meio da tecnologia social denominada CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura).  Atualmente possuem ponto de convivência na Vivendo duas CSA’s: a CSA Doce Vida e a CSA Madre Terra, das quais fazem parte, respectivamente, associados do turno matutino e vespertino.

Além dos cuidados com o espaço físico e com a alimentação, a Comissão de Bem-Estar é responsável pela promoção de outras ações de conscientização relacionadas à saúde dos associados, informando sobre formas de prevenção e combate a doenças, como a gripe H1N1, pediculose (infestação de piolhos), e aquelas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Ao longo de sua curta atuação, foram muitos os aprendizados.  Talvez o principal deles é de que toda mudança, para ser duradoura, tem que ser também profundamente transformadora de todos os participantes de nossa associação.  Ou seja, verdadeiras mudanças exigem o envolvimento e comprometimento de toda a associação: pais, educadores, técnicos, apoio e crianças!  Por isso, o processo decisório dos assuntos que perpassam a comissão é altamente participativo.  E assim, todos nós aprendemos a conviver num espaço democrático e cidadão.

Quaisquer associados podem fazer parte da Comissão de Bem-Estar, Saúde e Higiene, cuja recomposição é permanente, ou seja, não depende de eleição. Os interessados podem incluir seu nome na lista de comissões disponível na secretaria ou procurar diretamente uma das integrantes da Comissão. Incentivamos uma composição plural, e atualmente contamos com representantes das famílias, educadores e equipe de apoio.

Acessem o documento com os combinados de alimentação saudável da Vivendo: Combinados de alimentação saudável da Vivendo (boas práticas – PDF)

Pratos e fotos produzidos por Glau Macedo, Luiza Pereira e Tati Sabadini