A Associação

Nossas crianças brincando no jardim.

Nossas crianças brincando no jardim.

Em 1982, um pequeno grupo de pais e mães resolveu criar em Brasília uma associação diferente. Eram 19 pessoas, entre as quais pedagogas e acadêmicos, que estavam insatisfeitas com o modelo educacional do regime militar e queriam um espaço na qual a criança fosse reconhecida como sujeito capaz de pensar, criar e fazer escolhas. Ansiavam também por um modelo em que a própria convivência dos diversos agentes  envolvidos no processo educativo fosse, em si, uma experiência transformadora. Foi por isso que, em outubro daquele ano, eles fundaram a Associação Pró-educação Vivendo e Aprendendo, uma entidade sem fins lucrativos que funcionava em um pequeno galpão. A primeira turma tinha oito crianças.

Nestas mais de três décadas, a Vivendo construiu sua estrutura, sua equipe pedagógica e aprofundou sua forma de gestão. Hoje, seis salas coloridas abrigam crianças dos dois aos sete anos, divididas nos turnos matutino e vespertino. Devido ao trabalho alternativo e ao espírito contestador, a associação tornou-se referência em educação infantil em Brasília e manteve diálogo frequente com outras iniciativas inovadoras. Participou de conferências, seminários e fez parcerias com docentes da Universidade de Brasília (UnB), tornando-se objeto recorrente de estudos e pesquisas universitárias.

A ampliação e o reconhecimento não alteraram seus princípios básicos e o modelo pelo qual pais, educadores e crianças da Vivendo não são clientes, consumidores, empregados ou colaboradores. São associados e, por isso, instados a participar de forma ativa da discussão pedagógica, da rotina de sala de aula e da própria construção continuada da associação.

Mais sobre nossa associação:

Baixe o nosso folder em PDF clicando no ícone baixo.

 

 

4 comentários sobre “A Associação

  1. A maior tradição da Vivendo e Aprendendo é o amor à causa do ensino manifesto no clima de incrível alegria que transborda das crianças que ali convivem!!! Parabéns, Vivendo e Aprendendo! Esse espaço dá lição de uma educação alternativa, afirmativa, construtiva e forjada no carinho de todos que ali frequentam!!!
    Mestre Squisito/Reginaldo Costa

    Curtir

Comenta aí =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s