Projetos Pedagógicos

Caros amigos e amigas,

Desta vez o projeto pedagógico trata o tema” Laboratório de Comunicação“. Desenvolvido com a turminha do Ciclo 4 Matutino e os educadores Leila Saraiva, Heloá Escalante e Yuri Barbosa. Boa leitura!

============================================

Introdução

Projeto Pedagógico "Laboratório de Comunicação"

Projeto Pedagógico “Laboratório de Comunicação”

A partir de uma criação musical com as crianças do ciclo 4, decidimos fazer um trabalho mais amplo de autoria, a da discussão do que é comunicação e o direito a esta. O grupo havia passado por  várias mudanças ao longo do ano e tinha dificuldade em se escutar e inclusive em respeitar o direito de cada criança ter sua opinião, mesmo que divergente.

Nossos objetivos com o projeto então foram:

  • Trabalhar o direito à comunicação enquanto direito fundamental, trazendo o conceito para o cotidiano das crianças;
  • Incentivar a expressão de crianças;
  • Estimular a organização do grupo;
  • Utilizar a pesquisa enquanto instrumento cotidiano na sala rosa;
  • Dar continuidade ao trabalho de letramento e alfabetização;
  • Incentivar a expressão e autoria das crianças;
  • Construir uma apropriação das tecnologias por parte das crianças.

Explorando os meios de comunicação na sala rosa

Começamos apresentando o blog enquanto ferramenta comunicativa: todo mundo pode vê-lo se tiver o endereço! Dá para falar com gente que mora longe e que a gente tem saudade. Dá para ver os comentários das famílias sobre o que estamos fazendo! O computador passou a ficar disponível diariamente para que as crianças vissem e publicassem no blog. Quando passamos a produzir nossa rádio, também mesclamos as duas ferramentas, publicando nossas músicas favoritas no blog. Quando pensamos em começar a gravar nosso programa, a primeira pergunta que nos surgiu foi: será que essas crianças escutam rádio? Então trouxemos para nossa roda um aparelho de rádio e passamos de estação em estação. Comentamos com as crianças quem já havia ouvido rádio e a maioria delas nos disse que já havia escutado no carro. Até que uma delas falou: “rádio é chato, porque não tem nada de criança.”

Foi nossa deixa para mostrarmos o programa criado pelo projeto “Cala Boca Já morreu!”, feito por e para crianças. Que engraçado ouvir vozes de crianças ao invés das habituais vozes adultas!, “Ele tem o mesmo nome que eu!”, “eles tão falando sobre tatu bola!”. E então era possível uma rádio de criança. Experimentamos o microfone de diversas formas: com palco, sem palco. Nos gravamos coletivamente e nos escutamos. Montamos a cabine, para garantir que todos/as se sentiriam a vontade para gravar.

Em seguida trouxemos para a roda o jornal, dos mais diversos formatos. Vimos juntos suas possibilidades e conversamos sobre o que cada um/a queria escrever: histórias de guerra, desenhos, colunas de esporte. Também brincamos com os jornais, e então o meio de comunicação se transformou em armadura, em megafone, em espada.

Outra linguagem que perpassou o projeto foi a fotografia. Desde o início ela esteve presente, com as crianças irando foto do que as interessava e fazendo suas publicações comentadas. Através daquelas lentes nós tivemos acesso aos olhares das crianças sobre o mundo: elas fazem pose uma para outra, nos apresentam novos ângulos.

Por fim, chegamos a linguagem mais conhecida pelas crianças, a audiovisual. Para trabalha-la, conhecemos visitando um estúdio de TV de verdade, a UnBtv! Foi emocionante conhecer por dentro como se faz uma televisão, apesar do desespero que causamos em alguns funcionários do local. Na visita, as crianças puderam ver uma sala de gravação de TV e também a ilha de edição e de programação, sabendo mais dos bastidores desse meio de comunicação.

Conclusão

O projeto de comunicação, embora rápido, provocou uma maior organização do grupo e incentivou que as crianças falassem e se escutassem melhor. Além disso, também percebemos que contribuiu para que as crianças se reconhecessem enquanto autoras, enxergando o potencial de comunicadoras que tem no mundo.

A exploração dos diversos meios de comunicação também possibilitou uma visão crítica do mundo e das informações que nos chegam a toda hora. As crianças entraram em contato com o outro lado da notícia e entenderam seu processo de produção. De nossa parte, foi fundamental (re) conhecermos tudo aquilo que os/as pequenos/as tem a dizer, muitas vezes sem instrumentos e ouvidos para isso.

Projeto Pedagógico "Laboratório de Comunicação"

Projeto Pedagógico “Laboratório de Comunicação”

Comenta aí =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s