Projetos Pedagógicos

Caros amigos e amigas,

O projeto pedagógico desenvolvido em 2014, desta vez, trata o tema” O Lobo e seus amigos de aventura“. Desenvolvido com a turminha do Ciclo 2 Matutino e os educadores Letícia Ferreira, Luísa Baiocchi e Jônatas Cocentino.

============================================

Projeto pedagógico "O Lobo e seus amigos de aventura"

Projeto pedagógico “O Lobo e seus amigos de aventura”

Introdução

Desde o início do semestre, percebemos um grande interesse da turma pelos contos de fada, especificamente das histórias com lobos. Nessas semanas, quando o interesse da turma estava fervendo, recebemos uma visita muito especial que impulsionou nosso projeto: o Lobo Musical. Nosso objetivo geral com esse projeto foi construir um universo lúdico, compartilhado por todos/as, com representações de papéis, caracterização de espaços da Vivendo, onde refletiremos sobre os antagonismos presentes no nosso cotidiano e nos contos de fadas. A partir disso, explorar as áreas de conhecimento: corpo e movimento, música, arte, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

Desenvolvimento

Num primeiro momento, observamos o interesse do grupo, a partir das brincadeiras das crianças. Nessas brincadeiras e histórias, alguns estereótipos apareceram entre as crianças em um processo normal de generalizarem percepções a cerca do outro por uma ação específica. Por meio do projeto, ajudamos as crianças a se expressarem sobre o que não gostaram de forma específica, problematizando os antagonismos bom/mau, amigo/não amigo, bravo/tranquilo. Foi uma reelaboração de suas identidades e da percepção do/a outro/a.

Demos continuidade ao projeto enfocando a expressão artística. Através das várias técnicas e materiais diferentes, as crianças puderam se expressar, produzir coletivamente e individualmente, desenvolver vários olhares sobre o mundo, desenvolver a coordenação motora fina e o grafismo.

As brincadeiras cênicas também foram fundamentais. Destacamos o teatro de sombra.

Na fase seguinte, realizamos pesquisas sobre os lobos na natureza, principalmente os brasileiros. Além da participação das famílias nessas investigações, as crianças também puderam vivenciar os hábitos alimentares do lobo. Ao final dessa atividade, as crianças comentaram: “O lobo mau só estava com fome”.

Por fim, construímos a casa dos porquinhos na Vivendo, juntamente com as crianças e suas famílias. Nesse processo de descobertas e explorações, com a ajuda do Lúcio e do Madruga e das famílias, construímos a casa do porquinhos, criando estratégias de trabalho coletivo e favorecendo os processos cooperativos entre as crianças.

Conclusão

Não imaginávamos o projeto nos daria tantos frutos e que seria tão significativo para as crianças. Depois do projeto, passamos a conhecer vários espécies de lobo. Vimos que, como nós, às vezes eles também ficavam bravos e com raiva. Em relação a esses sentimentos que por vezes viram tabus, nosso trabalho foi dialogar sobre eles e assim ajudar as crianças a extravasa-los de uma forma saudável.

Por fim, deixamos de presente para a nossa associação um lugar de possibilidade de encontro.

Um comentário sobre “Projetos Pedagógicos

Comenta aí =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s