Projetos Pedagógicos

Caros amigos e amigas,

Desta vez o projeto desenvolvido em 2014 aborda o tema” Os Animais“. Realizado com a turminha do Ciclo 2 Vespertino e com os educadores Lays Caroline e Gabriel Barbosa.

============================================

Introdução

Um livro chamou a atenção das crianças da sala amarela: “O Livro dos animais”. Observando essa movimentação e o interesse em específico pelos bichos perigosos, optamos por começar a trabalhar com eles os animais pequenos e peçonhentos. Começamos pela aranha já que as crianças optavam por ler, com frequência, um livro sobre elas.

A vida das formigas e aranhas foi pesquisada

A vida das formigas e aranhas foi pesquisada

Nosso intuito com o projeto foi estimular a pesquisa, o levantamento de hipóteses e o compartilhamento de ideias. Criamos uma sequência de momentos e atividades para nortear a pesquisa. Esse sequência envolvia:

  • Identificar as características desses animais;
  • Promover conversas sobre as características dos animais;
  • Promover atividades de pesquisa que estimulem trabalho conjunto com as famílias;
  • Trabalhar, através dos jogos, os hábitos dos animais;
  • Trazer atividades que trabalhem corpo e movimento inspirados nos movimentos do animal escolhido;
  • Promover atividades de produção plástica inspiradas nos hábitos e no habitat do animal escolhido;
  • Promover atividades que necessitem do esforço conjunto do grupo para sua realização;
  • Ao final de uma etapa, escolher com o grupo uma forma de registro do que foi estudado naquele período.

Desenvolvimento

Conversas, vídeos, livros e até animais de verdade passaram a ser parte da nossa rotina.

Começamos pelas aranhas, com suas oito patas e suas quelíceras. O faz-de-conta dominou nosso dia-a-dia e nos transformamos em aranhas. Transformamos também os jogos com regras e passamos a brincar de “Aranha saí da teia”. Exploramos, também, muitos materiais diferentes, como tentar fazer uma teia grudenta com cola e barbante.

Através da exploração do espaço, percebemos que alguns animais nos acompanhavam diariamente: as formigas. Entramos então, na segunda espécie. Aproveitamos para explorar o trabalho coletivo, e as “profissões” das formigas, sem as quais um formigueiro não funcionaria. Fomos construindo o formigueiro da sala amarela. Mas, como as crianças bem lembraram, faltava uma coisa para o formigueiro ficar completo: a gente se transformar em formiga! Exploramos novos materiais e atividades para que essa transformação ocorresse.

Trabalhamos o veneno da aranha como seu sistema de defesa, o coletivo das formigas como forma de sobrevivência e, avaliando o interesse das crianças, começamos a pesquisar as cigarras. Pudemos trabalhar a questão musical, a sonoridade própria desses animais. Percebemos que as cigarras tinham asas e confeccionamos um par para cada um de nós, para brincar de voar.

Terminamos de pesquisar sobre as cigarras já quase no fim do ano e fomos visitar o laboratório de aracnídeos da UnB. Antes do passeio, tiramos uma semana para trabalhar o cuidado com espaços delicados, fizemos o circuito de laboratório e brincamos de cientistas. Durante o passeio, observamos que as crianças estavam atentas e curiosas. Muitas aceitaram pegar a aranha caraguejeira na mão e ainda fomos convidados a conhecer uma cobra de cinco metros. Encerramos o projeto vivenciando essa experiência do biólogo, que estuda os animais.

Conclusão

Muitas crianças se interessaram por procurar animais e informações sobre os animais fora do espaço da associação, sempre trazendo para o grupo as novas descobertas.

A visita ao laboratório foi emocionante para crianças e educadores. Observamos um grupo curioso, que já sabia muitas coisas sobre o tema. Pudemos ver, também, o cuidado das crianças ao se aproximar dos animais e a preocupação com as formigas e cigarras da Vivendo e Aprendendo. Construímos nossas hipóteses, trocamos ideias e descobrimos que também somos animais. Entendemos que, muitas vezes, os animais pequenos tem veneno picam para se defender, não porque querem fazer o mal para outros.

A vida das formigas e aranhas foi pesquisada

A vida das formigas e aranhas foi pesquisada

Acreditamos que o Projeto dos Animais foi uma experiência envolvente para as crianças, pelo interesse que elas demonstraram em sala e em suas casas. Debater, descobrir, vivenciar e transformar nossa rotina de acordo com os hábitos dos animais estimulou a oralidade, o trabalho coletivo, o questionamento, a expressão corporal dentre vários outros aspectos que o grupo do Ciclo 2 demandava.

Comenta aí =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s