Projetos Pedagógicos

Caros amigos e amigas,

Mais um projeto pedagógico desenvolvido em 2014 e desta vez apresentamos o projeto Profissões. Este trabalho foi realizado com a turminha do Ciclo 3B Matutino e com as educadoras Kênia e Nathalia. Divirtam-se.

============================================

Projeto Pedagógico - Profissões

Projeto Pedagógico – Profissões

Introdução

Em muitas situações, quando crianças choram e não querem deixar os pais irem embora, damos a explicação de que eles e elas precisam ir trabalhar, e para nós adultos, essa é uma explicação satisfatória, porém, nunca paramos para nos perguntar qual o sentido disso para as crianças. Será que elas entendem esse conceito de trabalho? Será que elas sabem no que o pai ou a mãe trabalha? Essas eram perguntas feitas frequentemente em momentos de conversa mais descontraída entre as crianças. E então suas hipóteses iam surgindo sobre o assunto. A partir desse interesse, demos início ao nosso projeto.

A descoberta das profissões

Nosso primeiro passo foi aproximar essa realidade das crianças, colocando de forma palpável o trabalho dos pais. Escrevemos uma carta que perguntava onde era o trabalho dos pais e mães e então, marcamos cada um no mapa, tornando concretas as informações recebidas. Também perguntamos na carta qual a profissão de cada um e o que ele/ela fazia lá. E conversamos sobre as respostas, lemos todas as cartas e falamos sobre cada um que estava presente.

Em seguida chamamos os pais e mães para dentro da sala verde, deixando que eles/as mesmos explicassem o que faziam em seus empregos. Foram rodas maravilhosas, pois além de explicar as profissões, têm aproximados os pais de todas as crianças da turma.

Ainda dentro do projeto, fizemos faz- de – conta de biólogo, acunpunturista e diplomata; registramos os direitos da criança da sala verde; construímos um esquema com os nomes dos pais e mães, assim como de suas profissões. Enfim, os desdobramentos das rodas foram os mais diversos e com os mais variados objetivos. A partir dessas consequências conseguimos trabalhar a criatividade, a motricidade fina, a cooperação, o letramento e os posicionamentos no tempo e no espaço.

Para finalizar a exploração pelo universo das profissões, sentimos a necessidade de colocar as crianças em posições mais protagonistas dentro do projeto. Assim, as crianças puderam criar as profissões que elas achavam que o mundo precisava. Nesse processo, as ideias foram as mais variadas. Instigamos as crianças a pensarem quais as roupas que seriam usadas, em que lugar trabalhariam, quais instrumentos precisariam, se a profissão contaria com ajudantes, etc. Enquanto uns construíam suas ideias no momento da fala, outros davam sugestões e problematizavam questões (“Onde você vai arrumar tanta água?” “Você vai dar conta de fazer isso sozinho?”).

O projeto foi finalizado com as crianças se colocando na posição que viram os pais e mães ocuparem durante semanas: a de mostrar para a sala verde o que a profissão que inventaram. Para isso, reunimos as famílias em roda e pedimos para que as crianças falassem sobre a profissão que inventaram. Alguns vestidos com as roupas que produziram, outros no colo do pai ou da mãe, outros pedindo ajuda para os(as)amigos(as), falaram sobre o que era feito nas profissões, quais os instrumentos eram necessários, etc.

Projeto Pedagógico - Profissões

Projeto Pedagógico – Profissões

Conclusão

O projeto foi muito enriquecedor para todos/as nós. Embora algumas vezes tivéssemos a impressão de que as crianças não estavam aprendendo inteiramente o que queríamos transmitir, logo tornou-se perceptível que cada criança saía da roda com alguma provocação, que foge aos olhares do adulto, e que contribui para a sua percepção de mundo.

Também foi possível entrar em contato com um dos diferenciais da Vivendo: a possibilidade de aproximação das famílias ao contexto pedagógico. O fato de o projeto estar centrado no que os pais e mães fazem em seu trabalho foi também uma concretização de que o conhecimento que vem da vida cotidiana pode ensinar muito.

Construir uma profissão nova foi um processo criativo importante para as crianças, visto que elas puderam usar a imaginação para pensar na totalidade da profissão (onde o trabalho acontecerá; se terá uniforme ou não, se precisará de ajuda de alguém, se outras profissões poderão contribuir para o trabalho) foi desafiador e instigante.

Comenta aí =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s