Projetos Pedagógicos

Caros amigos e amigas,

Aos poucos publicaremos os trabalhos pedagógicos que foram desenvolvidos em 2014. O primeiro projeto foi realizado com a turminha do Ciclo 1 Matutino e com os educadores Diego Barrios e Tereza Cristina. Com vocês As Minhocas.

============================================

Projeto Pedagógico - As Minhocas

Projeto Pedagógico – As Minhocas

Introdução
O projeto das minhocas surgiu a partir do interesse das crianças, tornando-se uma oportunidade de trazer outras questões para a turma. Organizamos o projeto em duas fases, nas quais trabalhamos os seguintes aspectos:

1ª Fase – Exploração dentro e fora de sala
– Levantamento de hipóteses e noções sobre as minhocas.
– Como elas são e como vivem, descobrir aspectos da vida das minhocas (incluindo questões como: o que elas comem? Minhoca também faz cocô?)
– Como é o corpo das minhocas?
– Músicas sobre minhocas nas atividades de musicalização.

2ª Fase – Contato prático com as minhocas
– Explorar sensorialmente, manusear as minhocas.
– Perceber seus movimentos e características físicas.
– Exploração da terra do minhocário.

O caminhar do projeto
Começamos o projeto com momentos de contato das crianças com as minhocas, por exemplo, trazendo- as para que as crianças as segurassem nas mãos. Falamos então sobre o cuidado com os bichinhos, e sobre a ação deles na terra, como o cocô delas é importante para as plantas.
Um dos objetivos do projeto foi trabalhar a identidade individual das crianças através da confecção de minhocas de estimação para cada uma. Fizemos as minhocas com meias recheadas de jornal, e cada uma foi elaborada de acordo com as preferências das crianças.

Um dos objetivos do projeto foi trabalhar a identidade individual das crianças através da confecção de minhocas de estimação para cada uma. Fizemos as minhocas com meias recheadas de jornal, e cada uma foi elaborada de acordo com as preferências das crianças.

Cada minhoca tinha seu nome e costumávamos levá-las para as rodas para conversar sobre suas diferenças físicas. Foi uma forma divertida de colocar a possibilidade de diversidade dentro do grupo, as crianças se envolveram em alguns diálogos e debates sobre suas próprias características físicas.

Fizemos brincadeiras que procuram explorar o domínio do corpo de acordo com a percepção da música. Brincamos de estátuas com músicas como “o carnaval das minhocas” do Palavra Cantada. Toda vez que a música parava, as crianças ficavam paradas em uma posição, rindo e se divertindo no prazer de descobrir as possibilidades do próprio corpo. Procuramos explorar os movimentos das minhocas e trazer isso para o universo das crianças. Levantamos hipóteses a respeito de como elas se mexem, se usam pernas ou não, e elaboramos um circuito em que as crianças deveriam passar dentro de um túnel de minhocas, quase se arrastando, o que foi bastante desafiador para elas.

Como proposta de encerramento do projeto, tivemos a ideia de plantar mudas na Vivendo, já que estávamos explorando a terra como habitat das minhocas. Esperamos que essas plantinhas se tornem árvores e acompanhem as crianças em sua trajetória na Vivendo.

Projeto Pedagógico - As Minhocas

Projeto Pedagógico – As Minhocas

Conclusão

Sentimos que o nosso projeto das minhocas foi uma ferramenta importante para trazer para as rodas iniciais um tema interessante, que despertou a atenção das crianças. A partir disso, conseguimos desenvolver trabalhos importantes com o grupo. Exemplo disso é a grande exploração da linguagem oral das crianças. No nosso contato direto com as minhocas, descobrimos diferentes aspectos da vida desses bichos, como o que comem, de que forma se movimentam na terra, e como agem nesse ambiente. Com o minhocário, exploramos as características físicas das minhocas e do ambiente em que vivem, as crianças queriam conhecer, pegar e manusear os bichinhos. Conversamos sobre como cuidar das minhocas e porque elas são importantes para as pessoas.

As minhocas feitas com meia foram um processo interessante.. As crianças se deram conta dessa diversidade de minhocas e isso favoreceu uma conversa sobre diferenças no corpo e auto percepção corporal. Por outro lado, elas atuaram como um bichinho de estimação das crianças, que as acompanhou na rotina do Ciclo 1 durante o período do projeto. Essas produções concretas também atuaram como um elemento facilitador da socialização e da formação do grupo da sala lilás.

Comenta aí =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s